Planejamento estratégico para micro e pequenas empresas “PME’s”
Objetivos do Curso
Neste curso você aprenderá cada etapa da construção de um planejamento estratégico de negócios e como aplicá-lo à sua empresa e dos seus clientes.
Estruturado em 4 módulos para que ao final você esteja apto a:
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Traçar o perfil do empreendedor e a entender a conjuntura atual das PME’s no Brasil;
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Pensar problematizando o negócio, pesquisar para definir e melhorar o orçamento inicial ou o resultado do negócio;
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Aprender a colocar a ideia no papel, elaborando o famoso plano de negócios;
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Pensar a execução da ideia e avaliar o desempenho do negócio.
Informações Gerais
Carga horária: 32 horas.
Público-alvo: Pretensos empresários de (PME´s), pequenos e médios empresários e alunos de cursos de gestão de negócios (Gestão Financeira, Administração e Ciências Contábeis)
Disposição da carga horária: 4 (quatro) sábados com carga horária diária de 8 (oito) horas ou 8 (oito) dias corridos com carga horária diária de 4 (quatro) horas em turno noturno.
Material impresso e digital gratuito: Apostila entregue no primeiro dia do curso (impressa) e modelos de tabelas e texto enviados ao término por e-mail (digital).
Execução e emitente do certificado de participação: Spíndola Gestão Contábil.
Parceiro estratégico: LiderW Software.
Local das aulas: On-line ou Setor Comercial Sul em Brasília-DF.
VOCÊ FAZ A RESERVA E A NOSSA EQUIPE ENTRARÁ EM CONTRATO PARA FAZER A CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO.
Conteúdo por módulo
Módulo I –
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Perfil desejável do empreendedor (perfil de líder, conhecimento e qualificação);
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Contexto político-econômico-social das PME’s no Brasil;
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Estudos e pesquisa SEBRAE/Nacional sobre: Empreendedorismo, emprego e sobrevivência das PME’s;
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Empreendedorismo por necessidade X oportunidade
Módulo II –
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Proposta do negócio (o que faz e para quem?);
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Nichos de mercado e análise do “ponto” (onde meu público está?);
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Os diferenciais do meu negócio (por que o consumidor/cliente vai me escolher?);
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A composição e dimensão do meu investimento (pensando o orçamento inicial.);
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A folha de pagamento de colaboradores;
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Simulando a proporção receita X despesas;
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Pensando as dimensões do estoque;
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O planejamento tributário do negócio (simples nacional x lucro presumido, compras internas e interestaduais e sua tributação, tributos sobre compras e tributos sobre vendas);
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Organização das finanças e a escrituração contábil (separando o que é “PF” e o que é “PJ” / patrimônio dos sócios x patrimônio da empresa);
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Organização societária (diferenças entre: MEI, EI, EIRELI e LTDA);
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As regras de procedimento interno (Manual de normas e procedimentos);
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As relações entre as pessoas envolvidas no negócio (sócios x investidores x colaboradores x fornecedores x prestadores de serviços, entre outros);
Módulo III –
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Apresentação do formato do plano de negócios;
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Preenchimento, elaboração e ou adequações;
Módulo IV –
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As problemáticas da execução do planejamento;
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A avaliação do resultado da execução;
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A necessidade de avaliação contínua;
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Analisando os pontos fortes fracos detectados;
Instrutor
Gerson Spindola da Silva, técnico e bacharel em ciências contábeis, especialista em auditoria e perícia contábil. Empresário contábil com mais de seis anos de experiência e atuação em contabilidade consultiva e planejamento e gestão de negócios.