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Image by Jason Goodman

Planejamento estratégico para micro e pequenas empresas “PME’s”

Objetivos do Curso

Neste curso você aprenderá cada etapa da construção de um planejamento estratégico de negócios e como aplicá-lo à sua empresa e dos seus clientes.

Estruturado em 4 módulos para que ao final você esteja apto a:

  • Traçar o perfil do empreendedor e a entender a conjuntura atual das PME’s no Brasil;

  • Pensar problematizando o negócio, pesquisar para definir e melhorar o orçamento inicial ou o resultado do negócio;

  • Aprender a colocar a ideia no papel, elaborando o famoso plano de negócios;

  • Pensar a execução da ideia e avaliar o desempenho do negócio.

Informações Gerais

Carga horária: 32 horas.

Público-alvo: Pretensos empresários de (PME´s), pequenos e médios empresários e alunos de cursos de gestão de negócios (Gestão Financeira, Administração e Ciências Contábeis)  

Disposição da carga horária: 4 (quatro) sábados com carga horária diária de 8 (oito) horas ou 8 (oito) dias corridos com carga horária diária de 4 (quatro) horas em turno noturno.

Custo por aluno: 

  • Pagamento à vista: R$200,00 (duzentos reais) a vista no boleto, transferência ou cartão

  • Pagamento a prazo: R$230,00 (duzentos e trinta reais) em até 4 (quatro) parcelas no cartão de crédito.

 

Material impresso e digital gratuito: Apostila entregue no primeiro dia do curso (impressa) e modelos de tabelas e texto enviados ao término por e-mail (digital).

Execução e emitente do certificado de participação: Spíndola Gestão Empresarial.

Parceiro estratégico: LiderW Software.


Local das aulas: On-line ou Setor Comercial Sul em Brasília-DF.

 

VOCÊ FAZ A RESERVA E A NOSSA EQUIPE ENTRARÁ EM CONTRATO PARA FAZER A CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO.

Conteúdo por módulo

Módulo I – 

  • Perfil desejável do empreendedor (perfil de líder, conhecimento e qualificação);

  • Contexto político-econômico-social das PME’s no Brasil;

  • Estudos e pesquisa SEBRAE/Nacional sobre: Empreendedorismo, emprego e sobrevivência das PME’s;

  • Empreendedorismo por necessidade X oportunidade

Módulo II – 

  • Proposta do negócio (o que faz e para quem?);

  • Nichos de mercado e análise do “ponto” (onde meu público está?);

  • Os diferenciais do meu negócio (por que o consumidor/cliente vai me escolher?);

  • A composição e dimensão do meu investimento (pensando o orçamento inicial.);

  • A folha de pagamento de colaboradores;

  • Simulando a proporção receita X despesas;

  • Pensando as dimensões do estoque;

  • O planejamento tributário do negócio (simples nacional x lucro presumido, compras internas e interestaduais e sua tributação, tributos sobre compras e tributos sobre vendas);

  • Organização das finanças e a escrituração contábil (separando o que é “PF” e o que é “PJ” / patrimônio dos sócios x patrimônio da empresa);

  • Organização societária (diferenças entre: MEI, EI, EIRELI e LTDA);

  • As regras de procedimento interno (Manual de normas e procedimentos);

  • As relações entre as pessoas envolvidas no negócio (sócios x investidores x colaboradores x fornecedores x prestadores de serviços, entre outros);

Módulo III – 

  • Apresentação do formato do plano de negócios;

  • Preenchimento, elaboração e ou adequações;

Módulo IV –

  • As problemáticas da execução do planejamento;

  • A avaliação do resultado da execução;

  • A necessidade de avaliação contínua;

  • Analisando os pontos fortes fracos detectados;

Instrutor

Gerson Spindola da Silva, técnico e bacharel em ciências contábeis, especialista em auditoria e perícia contábil. Empresário contábil com mais de seis anos de experiência e atuação em contabilidade consultiva e planejamento e gestão de negócios.

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