top of page

Planejamento financeiro de campanha sem riscos

Planejar é essencial, principalmente em se tratando de contas de campanha. Contas estas que possuem muitos regramentos e muitas vezes recursos públicos envolvidos


Neste momento de “pré-campanha” desenhar cenários financeiros, ou melhor, produzir orçamentos globais para entender quais as necessidades de recursos de uma campanha é o primeiro passo para dimensionarmos os gastos e pensarmos uma rotina administrativa para a tesouraria da candidatura.



Durante o processo de levantamento do chamado orçamento global, deve-se já ser feita a prospecção de fornecedores para cada tipo de serviço ou produto necessário, durante levantamentos de preços. Ao se realizar tal identificação de fornecedores, recomenda-se que já se escolha aquele que apresente o melhor custo-benefício e assim já se negocie minutas de contrato comercial, para que no início da campanha já esteja com aquela relação contratual negociada e pronta para ser contratada no memento em que se iniciar a campanha propriamente dita.


O dimensionamento financeiro em um orçamento global e sua consequente execução de forma acertada, pode evitar eventuais erros como o desrespeito de métricas (proporções) de gastos definidas dela Justiça Eleitoral, a exemplo de gastos com alimentação e militância, que possuem limites proporcionais ao tamanho da arrecadação realizada pela candidatura.


Além disso, é muito importante que esse planejamento seja feito para que ao término do pleito tenha-se uma situação financeira nula, onde os valores arrecadados sejam iguais aos valores das despesas contratadas/pagas e não sobre e tão pouco falte recursos. Já que eventuais sobras a depender de sua origem serão obrigatoriamente entregues aos cofres públicos ou à agremiação partidária. Em caso de falta de recursos para quitação das despesas contratadas, estará o candidato em situação de reprovação das contas de campanha e em risco de terminar o pleito inelegível em caso do partido político não assumir tal endividamento.


Evite dívidas de campanha e eventual inelegibilidade, planeje as finanças de sua campanha.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page